Evento paralelo à Bienal de Veneza, 2ª edição da Glasstress se confirma como vitrine mundial para uso do vidro na arte contemporânea
Nesta edição do evento, 60 renomados artistas, arquitetos e designers apresentam suas obras, que exploram novos limites no uso deste material. O tema de 2011 é a complexa relação que une arte, design e arquitetura juntos nesta nossa era atual, que pretede ter se movido para além do modernismo.
Com título sugestivo e provocante, a exposição busca uma afirmação do vidro como material da modernidade, bem como da antiguidade. Segundo os organizadores, o vidro, originalmente um material nobre utilizado para fins funcionais, ao longo dos séculos, foi ganhando novas utilidades e concepções, se libertando de antigos conceitos clichês que o aprisionavam em contextos limitados.
“O vidro é a herança comum de todos os povos e todas as culturas. Ele fala uma linguagem universal e reúne os opostos: Ele é transparente e, ao mesmo tempo reflexivo, é matéria e anti-matéria, ele mostra o vazio através da sua plenitude. vidro é material da arte”, ressalta Adriano Berengo, um dos fundadores da GLASSTRESS.
Este ano o evento foi promovido pelo Museu de Artes e Design (MAD) de Nova York, concebido e organizado por Adriano Berengo, produzido por Venice Projects, e curada por um quadro internacional de curadores; Lidewij Edelkoort, Peter Noever e Demetrio Paparoni, com uma contribuição de Bonnie Clearwater.
GLASSTRESS 2011
De 04 de Junho até 27 de Novembro de 2011
Istituto Veneto di Scienze, Lettere ed Arti
Palazzo Cavalli Franchetti, Veneza, Itália
Maiores informações acesse (em inglês) www.glasstress.org